środa, 20 stycznia 2010

Curta-metragens

Cântico das Criaturas (2006)

Assis, 2005: Um trovador percorre as ruas da cidade natal de S. Francisco cantando e tocando o Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas, texto que S. Francisco redigiu no Inverno de 1224. Bosques de Umbria, ano de Mil Duzentos e Doze: Durante uma pregação aos pássaros, S. Francisco desfalece subitamente. Reanimado por St. Clara, o santo parece estranhamente ausente e sem memória. Quando a noite cai, os animais da floresta cantam em glória a Francisco. Mas esse amor cantado começa a gerar um sentimento de posse, um desejo de exclusividade, ao qual habitualmente chamamos de ciúme.



Ficha Técnica:

Realização e argumento: Miguel Gomes Produtores: Luis Urbano, Sandro Aguilar
Música: Mariana Ricardo

Elenco:

João Nicolau
Mariana Ricardo
Paolo Manera

ver o filme


Quando o Sol Toca na Lua (2001)



Dois solitários, Mário e Joana, perderam, na infância, a capacidade de dormir. Quando o destino faz com que se cruzem, conseguem voltar a dormir e deixam a solidão para trás. Definitivamente?

Ficha Técnica:

Realização: Pedro Palma
Argumento: Pedro Palma, Nuno Markl

Elenco:

Joana Seixas
http://cinema.sapo.pt/pessoa/paulo-oom/biografia
Alexandre de Sousa


Sophia de Mello Breyner Andresen (1969)

Um filme português de curta-metragem, realizado em 1969 por João César Monteiro, sobre a obra poética da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
Trata-se de uma experiência ímpar no chamado documentarismo do cinema novo português. O olhar reverente e contemplativo da poetisa é acompanhado pela atenção com que ouve a voz de Sophia a dizer a sua poesia.
O filme é, no final, dedicado à memória de Carl Theodor Dreyer.



Ficha Técnica:
Realização: João César Monteiro
Assistente de realização: Jorge Silva Melo
Produção: Ricardo Malheiro

Sobre o filme (em inglês)
Sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

poniedziałek, 18 stycznia 2010

Os boatos sobre os actores portugueses contemporâneos

Joaquim de Almeida

O actor português tem uma namorada francesa. Joaquim de Almeida e Karolyne Leibovici conheceram-se em Marrocos, durante o Festival de Cinema de Marraquexe, em Novembro passado, e apaixonaram-se.
Fonte: http://aeiou.caras.pt

No dia 28 de novembro Joaquim de Almeida tornou-se cidadão dos EUA.
O actor fala sete línguas estrangeiras.
Joaquim de Almeida, apesar de ser mais conhecido pelas películas a que
emprestou nome e talento, também fez muita televisăo. Para além das
participaçőes em "Wanted" e "24", mais recentemente, o actor entrou em
episódios de séries de muito sucesso, como é o caso de "Miami Vice" (em
1985), "LaFemme Nikita" (1998) e "West Wing" (2004).
Fonte: http://www.portuguesetimes.com/


Soraia Chaves

Destacou-se no como atriz no papel de “Amélia” em “O Crime do Padre Amaro” e participou na série "Aqui não há quem viva", da SIC.
Venceu o Globo de Ouro de melhor actriz em 2007, pelo seu desempenho em "Call Girl”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soraia_Chaves
Apesar das saudades da família, a actriz ainda vai ficar a estudar em Madrid durante mais três anos e depois disso não sabe se volta definitivamente para Lisboa, se fica por lá ou se vai para qualquer outra cidade.
Fonte: http://aeiou.caras.pt

Nicolau Breyner

É primo afastado da escritora Sophia de Mello Breyner.
Recebeu ao longo da sua carreira cinematográfica, três Globos de Ouro, tendo sido considerado Melhor Actor com Kiss Me (2004), O Milagre Segundo Salomé (2004) e Os Imortais (2003).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Breyner
No ano 2008 o actor foi para África, mais propriamente para a Cidade do Cabo, durante oito dias, gravar cenas para a nova novela da TVI.
Fonte: http://aeiou.caras.pt
Em 1968 Nicolau Breyner participou no Festival RTP da canção.
http://www.eurovisaoportugal.com/site/curiosidades.html


Ivo Canelas

Os papéis desempenhados nos filmes Call Girl e O Mistério da Estrada de Sintra valeram a Ivo Canelas o galardão de Melhor Actor. Esta foi a sua estreia como nomeado para os Globos de Ouro e, como tal, o actor revela não ter "muito jeito para estas coisas".
Fonte: http://aeiou.caras.pt

Os actores Ivo Canelas e Lúcia Moniz participam numa sitcom da televisão canadiana, intitula-da Living in Your Car. Produzida pela produtora portuguesa beActive, a série tem estreia prometi¬da para 2010.
Fonte: http://www.dihitt.com.br


Maria de Medeiros

Maria de Medeiros terminou The National Schools of Arts and Theatre Techniques em Paris, onde estudou a filosofia e a arte dramática.
Sua irmã, Ana Medeiros, é também uma actriz reconhecida.
Fonte: http: //www.filmweb.pl/o6830/Maria+de+Medeiros
Gio Rodrigues criou a sua primeira colecção de jóias Gio Rodrigues - Diamond & Gold, e para lhe dar vida procurava alguém com uma beleza muito particular. A sua escolha recaiu em Maria de Medeiros. Contactou-a através da internet, expôs-lhe a sua ideia e a actriz aceitou o desafio. Agendaram um dia para a sessão fotográfica, que decorreu no Fontana Park Hotel, em Lisboa. No final, o designer estava muito feliz com a sua opção: "A Maria foi a escolha ideal. Ela acabou por interpretar várias personagens com as quais o meu leque de clientes se identifica.
Fonte: http://aeiou.caras.pt

Belarmino



Belarmino é um documentário português de longa-metragem realizado por Fernando Lopes, sobre um pugilista de nome Belarmino Fragoso. Estreou no cinema Aviz, em Lisboa, a 19 de Novembro de 1964.
É um dos primeiros filmes da geração do Novo Cinema português, inspirado pela Nouvelle Vague francesa mas sempre fiel ao neo-realismo, cujo pioneiro no cinema português foi Manuel Guimarães, na década anterior.





Sinopse:

O retrato de um antigo lutador de boxe, Belarmino Fragoso, através das suas deambulações por uma Lisboa que já não existe. A solidão, o medo e a derrota cruzam-se num filme que baralha o documentário, a ficção e a entrevista num passeio por antigas salas de cinema e clubes nocturnos. O antigo campeão de box, de humildes origens, que teve momentos de glória mas que o capital explorou, nutre-se agora de memórias, sofre de nostalgia. Vive como um marginal, deambulando pela cidade de Lisboa. Para ganhar a vida é engraxador e pinta fotografias.
Primeira longa-metragem de Fernando Lopes, com o apuro jazzístico de Manuel Jorge Veloso e a brilhante fotografia de Augusto Cabrita, este é um dos filmes-chave do Cinema Novo português.



Ficha Técnica:

Realização: Fernando Lopes
Argumento: Fernando Lopes
Produtor: António da Cunha Telles
Fotografia: Augusto Cabrita
Música: Manuel Jorge Veloso (um tema de Justiniano Canelhas)

Elenco:

Belarmino Fragoso (O Próprio)
Albano Martins (Manager)
Tony Alonso (Pugilista)
Jean-Pierre Gebler (Saxofonista)
Bernardo Moreira (Contrabaixista)


a opinião sobre “Belarmino”



Belarmino no youtube.com


fonte:
http://filmesportugueses.com/belarmino/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belarmino