środa, 25 listopada 2009

Fado, História de uma Cantadeira com Amália Rodrigues

Fado, História de uma Cantadeira realizado em 1948 por Perdigão Queiroga, é um dos melhores melodramas do cinema português, onde nos papéis principais aparecem: Amália Rodrigues e o actor madeirense Virgílio Teixeira.
No fundo, esta obra de Queiroga sobre a vertiginosa trajectória de uma fadista de Alfama dividida entre o sucesso e as suas origens populares, é acima de tudo uma assumida homenagem a Amália Rodrigues, razão primeira e fundamental do fascínio e do êxito deste filme, que os anos nunca fizeram esquecer.



A SINOPSE

Em Alfama, a cantadeira Ana Maria estreia-se em público num retiro, seguindo-se o teatro e uma carreira internacional pelas mãos do empresário Sousa Morais. A atracção por uma vida de luxo e celebridade acaba por complicar tudo. Mas a fadista não esquece Júlio, o seu primeiro amor, apesar do drama provocado pela morte da pequena Luisinha, após uma discussão entre os dois. E um dia, quando Júlio, desiludido, quer partir para África, Ana Maria regressa e a felicidade volta.


Cancões usadas no filme:





Fado de Cada Um
És Tudo Para Mim
Fado, Não Sei Quem És
Fado da Saudade
No Me Quieras Tanto, de Quintero, Léon e Quiroga
Eu Canto o Fado Para Mim
Avé Maria Fadista
Alamares
Só à Noitinha
Duas Luzes
Desespero

no youtube.com:
o filme
spot
canção



Actores e Técnicos

Intérpretes:
AMÁLIA RODRIGUES
VIRGÍLIO TEIXEIRA
ANTÓNIO SILVA
VASCO SANTANA
TONY D'ALGY
RAÚL DE CARVALHO
EUGÉNIO SALVADOR
MARIA EMÍLIA
ALDA AGUIAR
ARMANDO FERREIRA
NENITA QUEIROGA

Realização: Perdigão Queiroga
Argumento: Armando Vieira Pinto
Fados e Canções: Amadeu do Vale; Linhares Barbosa , Gabriel de Oliveira, João Mata
Produção: Perdigão Queiroga Lisboa Filme



fontes:
http://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=001312
http://webspace.webring.com/people/oc/cecskater1/Moviesfado1a_P.html
http://institutoportuguesdecultura.blogspot.com/2009/10/hoje-fado-historia-de-uma-cantadeira-as.html
http://cinema.sapo.pt/filme/fado-historia-duma-cantadeira/detalhes

13 komentarzy:

  1. Há quem diga que "Fado. História de uma cantadeira" presta homenagem a Amália Rodriguês. Não estou convencida que o filme constitua uma homenagem (também porque é bastante estranho homenagear alguém que ainda na altura não alcançou o auge da sua carreira), contudo é evidente que o trama foi inspirado na vida de Amália. O motivo de uma moça da camada popular com talento grandíssimo que alcança um grande êxito não é uma simples coincidência com a vida da grande fadista portuguesa, mas também não acho a história muito original. Traz à lembrança as produções hollywoodianas, tanto por causa da intriga como da realização técnica. Por isso, considero a interpretação do papel principal por Amália Rodriguês o motivo fundamental para o êxito desse filme. Parece-me que a possibilidade de ver a maior fadista portuguesa de sempre nunca deixa o público esquecer dessa obra.
    Ola Józiak

    OdpowiedzUsuń
  2. O cinema dos anos quarenta termina sob o signo da música, cujo exemplo é o filme ``Fado – história de uma cantadeira´´. Este filme afasta-se do humor que conhecemos das obras anteriores vistas nas aulas. A situação política do país (com as eleições de 1945 e 49) já não é alegre. A gente deixa de se rir, o humor cede o passo à seriedade. Neste ambiente obscuro a música está compreendida como un tipo de arma contra uma realidade abrumadora. O público começa a se interessar de novo pela canção nacional, ou seja, fado. Este filme é um bom exemplo do dito, já que o fado é um tema principal e motor da história.

    Toda a acção do ``Fado – história de uma cantadeira´´se desenrola no ambiente lisboeta. Todo o cenário e as decorações fazem que o espectador fique boquiaberto (teatro, embaixada). Segundo sublinha M. Félix Ribeiro no seu livro ``Filmes, figuras e factos da história do cinema português 1896-1949´´: ``Com efeito o filme foi erguido com os maiores cuidados, com um orçamento que ia para além do que era corrente na época, a soma de 1800 contos. É certo que se fizeram provavelmente num campo ou noutro dispêndios vultosos. [...] É, o caso por exemplo, da simples construção do teatro onde decorre parte saliente da acção, para o qual foram empregados materiais de custo excessivamente elevado, com madeira especial, o que elevou para 700 contos só a construção desse <>´´.

    Gostei do filme porque além de tratar de intriga, amor, ambições, dilemas e ilusão, mostra as figuras populares. No entanto, o filme basea-se no sentimentalismo barato: a morte duma pequena Luisinha, o amor que vence tudo, etc. Prever o final da história é uma tarefa fácil.

    Surpreendeu-me ``a grande voz do fado´´, ou seja, Amália Rodrigues. A sua creação artística era muito boa e se não tivesse sabido que ela era fadista, tinha pensado que era actriz, já que a sua representação é muito natural e espontânea. Mas, além duma bonita e fotogénica presença e uma interpretação admirável do papel de Ana Maria, gostei sobre todo duma voz extraordinária e incomparável de Amália! Quando oiço a canção ``Fado de Cada Um´´ ou a ``No Me Quieras Tanto´´, tenho calafrios (e tenho de dizer que há poucas músicas que me arrepiem :)).

    O elenco conta também com as figuras notáveis de Vasco Santana, Tony d`Algy ou António Silva, conhecido dos filmes anteriores. E como sempre, éste último interpreta o seu papel com perfeição.

    O filme, na minha opinião, convertiu-se num grande espectáculo para toda a família.

    Kasia Dembowska

    OdpowiedzUsuń
  3. Na minha opinião um dos filmes que devia ser visto pelas todas pessoas que gostam pelo menos um pouco do fado. Claro que o enredo do filme não sempre concorda com os factos históricos e não podemos dizer que é uma biografia de Amália Rodrigues mas acho que o filme mostra perfeitamente a origem déste tipo da música.

    Depois de ver o filme temos na cabeça a ideia não só de que consiste o fado mas também como era a vida nos bairros pobres como Alfama nos anos trinta. Além da música, então, temos a oportunidade de analisar todas as pequenas estranhezas da mentalidade burguês.

    E finalmente... a música! Antes de ver o filme sabia só a voz de Amália dos tempos quando já era velha. Depois de ver o filme percebi perfeitamente porque tantas pessoas a queriam ouvir! Ainda hoje me lembro da letra de uma fado que ela canta no filme: "Bem pensado / Todos temos o nosso fado..."

    Karolina Kowalska

    OdpowiedzUsuń
  4. Eu acho tambem que as palavras da cançao "Todos temos nosso fado, mas quem nasce malfadado melhor fado nao tera" constituem o elemento importante da estrutura do filme e mostram em que constiste a essencia da musica do fado.
    Malgrado os defeitos tecnicos, como por exemplo a cena dramatica do acidente com a pipa (podemos perdoar, o filme foi realisado nos anos 40), acho que "Fado, historia d'uma cantadeira"merece o seu sucesso. No filme estao entrelaçadas as cenas tristes, pateticas e humoristicas ou simplesmente alegres, como a cena "espontanea" do ensaio. A beleza da musica e da voz de Amalia Rodrigues permitiu dissimular o facto que Virgilio Teixeira nao sabia tocar o seu instrumento. e simplesmente fazia tinir as cordas. Mas acho que ningem prestou atencao a isso.
    Agnieszka Kowal

    OdpowiedzUsuń
  5. Eu gostei deste filme por causa da música e dos atores. Concordo com a Kasia que Amália Rodriguês parece uma boa atriz, porque antes de ver o filme eu tinha medo de que ela vai só cantar, e não atuar. Também Virgílio Teixeira dissimulava tocar o instrumento de tal forma, que se eu não soubesse, acharia-o um bom tocador :) Gostei imenso da cena quando Amália e ele practicam os fados, porque parecem namorados verdadeiros.
    O que é estranho para mim é o facto de que Amália, como atriz, atuava como Ana Maria da Luz, fadista, e que o filme tinha alguns traços da vida de Amália... Para mim não é uma ideia muito boa, porque se confunde as fadistas e a vida verdadeira da Amália com os elementos de ficção. E ainda se chama o filme de homenagem a Amália Rodrigues! Confusão profunda.
    Há uma coisa que me cansava neste filme: a música sempre a repetir-se. Claro, as canções escolhidas foram belas, mas quantas vezes pode se ouvir o mesmo texto (que já citaram a Karolina e a Agnieszka) e a mesma melodia? Depois, por causa de tanta repetição, durante mais-ou-menos 2 semanas este fado voltava à minha cabeça e já não pude aguentar!
    Além disso acho o filme interessante, com cenas bonitas e música boa, e os atores maravilhosos.

    Agata Bojanowska

    OdpowiedzUsuń
  6. Amália Rodrigues é, talvez, o nome mais conhecido da música portuguesa a nível mundial. O melodrama conta a história,que nas suas linhas gerais é baseada na vida da própria Amália.
    O filme, doce aos limites, é a realização dos sonhos de cada menina que aspira a ser cantadora. A protagonista, uma fadista da classe operária, tem o namorado extremamente bonito, um carpinteiro (que também é guitarrista). Graças ao seu talento, a pobre cantadora torna-se famosa, rica e sai do seu bairro. Quando ele, rejeitado, com o coração despedaçado (e por isso quase sempre bébado) se prepara para emigrar para África, ela regressa e reconciliam-se.
    O enredo sentimental e os fados cantados por Amália fizeram deste filme um dos maiores sucessos de bilheteira de todos os tempos. Sobre o enorme sucesso comercial ateste também o facto que esteve 26 semanas em cartaz, batendo o recorde de audiência para um filme português. Apesar disso, a grande musa do fado ganhou o Prémio SNI à Melhor Actriz :)
    Foi o primeiro filme português a ser exibido na televisão, em 1957.

    Marysia Tomczyk

    OdpowiedzUsuń
  7. Estou de acordo com Ola que o filmme parece um pouco uma producao hollywoodiana- mostara a historia de uma menina pobre com grande talento que felizmente alcanca o sucesso e obviamente e dividida entre carreira e amor. Contudo gostei do filme, acho que Amalia Rodrigues e uma actriz muito talentosa, que mostra graca e naturalidade , o que e uma surpresa agradavel. Penso tambem que a presenca da grande fadista faz o filme mais verdadeiro.
    A musica e maravilhosa e como as meninas ja mencionaram, inesquecivel:)
    Noa me comoveu muito a historia de morte da pequena Luisinha, acho-a demais dramatica mas gostei imenso (provavelmente como todos) da cena do ensaio da Ana Maria com o Julio, tambem considero interesantes as imagens de Alfama nos anos quarenta. Se calhar o fim foi muito sentimental e simples mas nesse filme nao imagino outro:) Com certeza vele a pena ver "Fado, Historia de uma cantadeira" e nao so por causa da musica.

    Magda Przezdziak

    OdpowiedzUsuń
  8. Como não gosto do fado quando tinha de ver este filme não me apetecia muito, mas depois de alguns minutos comecei a mudar da minha opinião. De que gostei no filme é difícil de apontar a não ser uma cena improvisada do ensaio. Há coisas que me irritam, porque o filme é muito previsível e por isso demasiado simples. Mas o que é bom nele é que aproxima o fado na forma fácil de perceber e pouco aborrecível. Como uma biografia feita durante o governo de Salazar não podia mostrar certas coisas historia é baseada na historia de Amália por isso é que as vezes torna-se pouco acreditável, em fim se avaliasse este filme receberia o 4-.Anna Wilk

    OdpowiedzUsuń
  9. O que me surpreendeu muito foi que a Amália actuou como uma actora profissional. Não se repara em erros pequenos, nem na falta da técnica tão desenvolvida como a temos agora. Talvez seja a sua voz que me encantou, mas eu não vi nenhuns problemas com a realização do filme. Lendo antes notas sobre o filme pensei que havia nele mais referências à vida da Amália, tanto falavam disso os críticos. Mas para não ser um filme documentário sobre uma personagem, mas um filme bastante leve sobre a vida de uma menina "normal" que fica uma estrela é bastante.
    Além disso, o que ainda me surpreendeu, foram as cenas dos concertos ou ensaios, que eram muitos, quando a cantadeira cantou as musicas inteiras. Foi mesmo agradável (apesar de eu não ter gostado nada do fado antes), porque como já disse a voz da Amália tem poder de encantar, mas pensei que hoje em dia os filmes são feitos assim que pôr uma música inteira dentro da acção é impossível de imaginar. Não falando dos musicais, claro. Agora têm de ACONTECER milhares de coisas por minuto, não há tempo para tanta retardação. É um filme muito relaxante, mas não chato, porque sempre há cenas dramáticas, que despertam muitos sentimentos, às vezes opostos.
    E a rua onde a Amália é tão portuguesa que logo fiquei com saudades de ver Lisboa de novo.

    Ania Lenkiewicz

    OdpowiedzUsuń
  10. O mais típico de Portugal: o fado, encontrou a passagem neste filme. Uma história duma rapariga, fortemente inspirada na vida da Amália Rodriguez. O filme da forma classica mostra o desentendimento, e luta entre o bom e o mal na esfera moral. O filme foi bem realizado,mas a sua construcção não foi muito difícil nem complicada. Sem dúvida as cenas dos ensaios, que foram as cenas improvisadas, são as mais naturais e de maior graça neste filme. O resto é um pouco banal, mas o conjunto desses banais, quer dizer o filme inteiro tem em si uma força atraente. Será grande Amalia, será fado, ou qualquer outra coisa. Com os acontecimentos alegres e trágicos e filme termina como uma producção sensível. É obvio, que a música tem a maior importáncia nele. As canções juntadas com a voz da Amália foram, na minha opinião, uns fatores mais importantes do sucesso deste filme.

    “Fado, história de uma cantadeira”, é um filme bom, de boa qualidade, mas que além dos elementos tradicionáis na trama não monstra muito mais da tradição portuguesa. É já uma producção mais europeizada, ou até americanizada. O sua desvantagem é que durante toda a tama reaparece só uma canção, que pode se cansativo para o público.
    De 1 a 6, dou-lhe 4,75.
    Agata D.

    OdpowiedzUsuń
  11. Gosto imenso dos filmes que tem algo a ver com a musica.Por isso esperava muito para nos vermos este filme. Acho que Amalia era uma boa actriz (apesar de ser uma cantadeira extraordinaria). O fado nao e o meu tipo da musica preferido mas adorei a maneira com que Amalia cantava neste filme porque eu podia sentir exactamente sobre o que ela canta.
    "Fado, historia de uma cantadeira" e para mim o filme verdadeiramente portugues, porque o espectador pode observar la dois de tres "F" - o fado e a familia. Adorei tambem as pequenas ruas lisboetas que foram mostradas pelo Perdigao Queiroga. Na minha opinhao este filme e uma posicao obrigatoria para todos que mostram interesse pela cultura portuguesa.
    Marta Sadluk

    OdpowiedzUsuń
  12. Gostei muito do filme “Fado – História de uma Cantadeira”. Também gostei muito do fado que apareceu no filme e ainda hoje me lembro das letras do fado que Amália Rodrigues cantou no filme. Isto foi uma grande surpresa para mim porque nunca foi fã dos filmes romanticos/melodramáticos e nunca foi fã do fado. “Fado – História de uma Cantadeira” conta a excelente história da pessoa divida entre o sucesso e as suas origens populares. É acima de tudo uma assumida homenagem a Amália Rodrigues. O filme apresenta uma fadista da classe operária e cujo namorado, um carpinteiro, é guitarrista. Ela torna-se famosa, rica e sai do seu bairro. Quando ele se prepara para emigrar para África, ela regressa e reconciliam-se. Gostei epecialmente do enredo sentimental apresentado no filme e da excelente montagem. Acho que em geral a qualidade técnica e artística do filme foi muito boa.

    Marta Seremak

    OdpowiedzUsuń
  13. Gostei imenso o filme, pode ser por causa de ser mulher que adoro as histórias sentimentais como essa, para mim "Fado" foi a maravilha. O filme nao conta a historia verdadeira de Amalia, pois nao e o documentario, mas na minha opiniao de certeza constitui a homenagem a grande cantadeira. Importante e einteressante e que Amalia Rodriguez interpreta o papel de... Amalia Rodriguez ;] Por isso o filme e uma das perolas do cinema portugues, grande cantadeira do fado faz o papel de si propria. As cenas de concertos e ensaios eram muito agradaveis, como ja escrevi sobre o filme "A cancao de Lisboa" os momentos quando o protagonista canta e todo mundo esta a ouvir sao os momentos verdadeiramente magicos e fascinantes.
    Todos escrevem que o "Fado" e demasiado simples e sentimental. Pode ser, mas filmes como esse sao necessarios no nosso mundo cheio de violencia, crime etc, para lembrar-nos que alem da corrida dos ratos existem tambem o amor e amizade, que sao as coisas mais importantes. Por esse valor o filme foi para mim muito relaxante e bonito. Acho que portugueses deviam pensar em fazer a versao nova de "Fado" de certeza podia fazer sucesso!;]
    Ania Szostek

    OdpowiedzUsuń