poniedziałek, 2 listopada 2009

O Leão da Estrela de Arthur Duarte

O Leão da Estrela, um filme realizado em 1947, "é uma comédia de enganos e de mentiras, típica dos filmes dos anos quarenta. A mensagem final é que as mentiras ganham sempre, no filme como na vida"(Rocco Costantino, http://viadeiportoghesi.blogspot.com/2007/12/comentrios-o-leo-da-estrela.html).



A SINOPSE

Anastácio, homem modesto, pai de Jujú e Branca, é um ferrenho adepto do Sporting e vai ao Porto para ver o desafio entre o seu clube e o clube da Invicta. Leva consigo a mulher e as duas filhas. Anastácio aproveita a oportunidade para poder ficar em casa da riquíssima família Barata. Durante a estadia, Anastácio faz crer à família Barata que é da mesma condição social, possuindo bastantes bens e dinheiro. A situação complica-se quando Eduardo Barata, o filho do casal, se apaixona por Jujú, e os dois decidem casar-se e Barata anuncia ao Anastácio uma visita a Lisboa. O pai da noiva tem que manter as aparências a todo o custo.



"O Leão da Estrela (...) é uma espécie de super-Arthur Duarte em tudo: o bairro, o Homem das Arábias-António Silva, leão ferrenho, o novo-riquismo do comerciante portuense Erico Braga - portista convicto -, o toque desportivo do Porto-Sporting, mas insinuando-se sob as imagens, perfeitamente claro, o tema da rivalidade Lisboa-Porto, que Arthur Duarte, um tanto simbolicamente, resolve com um casamento entre a solidez portuense (o engenheiro Curado Ribeiro) e a garridice lisboeta (a bonita Maria Eugénia).
As proezas de António Silva são aqui extraodinárias (...) mas o conjunto, a trama secundária, não atinge plano de relevo, salvo a frescura de interpretação de Laura Alves e Artur Agostinho, a criada e o motorista apaixonados. (...)"

Luís de Pina, in História do Cinema Português, ed. Europa-América, col. Saber, 1991.
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?FilmeID=209






Actores e Técnicos

ANTÓNIO SILVA - Anastácio
MILÚ - Jujú
MARIA EUGÉNIA – Branca
ERICO BRAGA – Barata
LAURA ALVES – Rosa
FERNANDO CURADO RIBEIRO – Eduardo
ARTUR AGOSTINHO - Miguel, o Motorista
MARIA OLGUIM – Carlota
CREMILDA DE OLIVEIRA - Madame Barata
TONY D’ALGY – Comandante
ÓSCAR ACÚRSIO - Filipinho


Realização: Arthur Duarte

Argumento: João Bastos, Felix Bermudes e Ernesto Rodrigues


O Leão da Estrela no www.youtube.com

gol do Anastácio
o filme enteiro


fontes:
http://cinema.sapo.pt/filme/o-leao-da-estrela/detalhes
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?FilmeID=209
http://viadeiportoghesi.blogspot.com/2007/12/comentrios-o-leo-da-estrela.html
http://filmesportugueses.com/o-leao-da-estrela/

7 komentarzy:

  1. ``O leão da Estrela´´ é um filme que apresenta uma visão pequeno-burguesa da vida quotidiana. O cineasta Arthur Duarte mostra-nos a realidade da classe média com uma crítica suave. Comenta, pero com um humor saboroso, a maneira de viver dos lisboetas e dos portuenses. Na minha opinião foi o melhor e o mais engraçado filme que vimos nas nossas aulas.

    Este filme aproveitou o gosto popular pelo futebol que é aqui motor da trama. Quando ``O leão da Estrela´´ se estreou, os Cinco Violinos do Sporting ( Albano, Jesus Correia, Peyroteo, Vasques e José Travassos) eram populares e faziam furor no país. Por isso, nesta fita são apresentadas diversas imagens de um jogo entre o Sporting e o FC Porto e a rivalidade entre ambos clubes. No filme participa também Artur Agostinho: um dos sportinguistas mais antigos do país, homem da rádio e da televisão, assim como jornalista e actor. Na minha opinião, era interessante ver os jogadores dos anos 40, os estádios da época e uma engraçada roupa dos árbitros :))

    De todas as personagens ressalta ésta interpretada por o talentoso António Silva que era talhado para a comédia deste tipo. A verdade é que o actor centraliza o humor do filme à sua volta. Ele desempenha um papel gracioso do Anastácio, principal protagonista e um sportinguista ferrenho. Entre outras pessoas que, no meu parecer, são dignas de mencionar, encontram-se Laura Alves, Erico Brava e Artur Agostinho. A sua interpretação sugestiva e cheia de mímica é brilhante e os seus personagens, Rosa, Barata e Miguel-chauffeur respectivamente, são inesquecíveis. Quando aparecem no écran, uma gargalhada é garantida!

    Este filme é uma comédia populista e ligeira, dirigida ao povo, com bastante graça e humor. No entanto, toca diferentes problemas: fala-se de costumes, vida da classe média, promoção social, mundo das aparências, casamento entre pessoas que provêm de grupos sociais diferentes, ilusões e anseios da pequena-burguesia lisboeta. O filme parece não fugir da temática política (são tempos de ditadura e censura): pensamos em quem é na realidade o Comandante e porque prepara um projecto secreto? Porque os seus documentos são tão importantes e porque ele é vigiado?

    No filme é apresentada também a rivalidade entre as duas cidades: Lisboa e Porto. Arthur Duarte decide resolver esta questão através de um casamento entre Branca e Eduardo, representantes destas duas famílias opostas.

    Geralmente, a intriga é curiosa e a acção: rápida. O panorama de Lisboa ou do Portu serve só para situar a acção, dar um ambiente. A música de fundo é agradável, os cenários e decorações refletem as realidades do Portugal dos anos 40,50.

    Como já eu disse, a trama está cheia de episódios divertidos. Entre eles encontram-se: o encontro de Anastácio com o Barata no estádio, uma engraçada sequência no clube nocturno ``Espinho´´ (com as espanholas) e uma justificação posterior dos homens perante as suas mulheres no dia seguinte, um diálogo romántico entre Rosa e Miguel acerca do seu primeiro encontro (na bicha, entre batatas e alfaça), cena da caça, a conversação de Anastácio com o Comandante sobre o Peyroteo (é preto vs. é verde) e muitas mais.

    Para mim, é interessante e ao mesmo tempo muito curioso que os pais do Eduardo nunca chegam a descobrir que estão enganados e que a família da Branca é pobre.


    Kasia Dembowska

    OdpowiedzUsuń
  2. Decidi ver o filme todo e fiz bem! No filme é apresentada uma história não muito complicada mas em maneira bastante engraçada. Tudo isso faz com que o filme se veja bem! Até poder ser surpreendente que o filme tão engraçado e tão bom foi feito durante o tempo da ditatura, especialmente quando reparamos que o filme dá uma panorama da sociedade, ou melhor dito, da vida social e familiar dos portugueses. Estes temas provocaram muito os censores...

    Quanto aos actores, eu acho que o melhor papel pertence a António Silva. Ele actua muito bem. Também a personagem dele, Anastásio, foi muito bem construída e dá muita vida ao filme.

    Sumarizado: recomendo!

    Karolina Kowalska

    OdpowiedzUsuń
  3. Infelizmente não vi o filme inteiro, mas dos fragmentos posso ter uma ideia sobre ele. Os fragmentos foram muito engraçados, e, na minha opinião, talvez seja bom ver na aula o filme inteiro (e por exemplo ver só os fragmentos de Belarmino, porque quase ninguem gostou muito desse filme...). A acção rápida e bom humor de «o Leão da Estrela» faz com que se tem vontade de seguir a intriga e ver um jogo de futebol tão importante ;)

    Agata Bojanowska

    OdpowiedzUsuń
  4. "O Leão da Estrela" é uma das mais memoráveis comédias de Artur Duarte e continua a ser um filme irresistivelmente hilariante até hoje. O fabuloso elenco, onde se contam os nomes de António Silva, Curado Ribeiro, Artur Agostinho e Milú, revela uma particularidade extraordinária. As piadas básicas e pouco engraçadas tornam-se, pelo menos para mim, hilariantes quando o intérprete é o António Silva! O seu modo de actuar é cheio de mímica e encanto natural. Aqueles sketches completamente imbecis e trocadilhos pouco originais tornam-se cômicos! Artur Duarte assina então uma comédia fabulosa e imortal. Das poucas comédias populistas do período dourado do cinema português que vi, este é a melhor. Nunca me ri tanto a ver um filme português como com este! Ai!! Voltando a célebre cena do jogo de futebol: o premio especial para o melhor costume dedico aos arbitres, que esqueceram de vestir as calças!
    Marysia Tomczyk

    OdpowiedzUsuń
  5. '' O Leão da Estrela'' é um filme muito bom, o trama envolve muito é surpreendente e divertido. As personagens típicos burgueses, querendo manter as aparências. Este filme acho o ponto mais alto da comédia-à-portuguesa. Diálogos com sentido de humor brilhante, e fantástico jogo do Sporting fazem deste filme o topo da liste dos melhores filmes portugueses.

    Anna Wilk

    OdpowiedzUsuń
  6. Eu como a Agata nao vi o filme inteiro, mas quero muito faze-lo. Dos fragmentos que vi tenho uma impressao que e um filme tao engracado que simplesmente seria um pecado nao ve-lo. Gosto das comedias antigas por isso ri-me tanto quando vi os fragmentos de "Leao da estrela" que guardo este filme para os tempos dificeis quando precisaria uma grande quantidade de bom humor.
    Marta Sadluk

    OdpowiedzUsuń
  7. Sem dúvida, este filme pode ser considerado parte da história do futebol nacional e do Sporting em especial. Por isso acho que cada pessoa que gosta do futebol português devia ver o filme "O Leão da Estrela". O filme apresenta diversas imagens de um jogo entre o Sporting e o FC Porto e também a própria rivalidade entre estes dois grandes clubes portugueses. O principal protagonista é sportinguista, o leão que vive na Estrela, em Lisboa. Ele vai ao Porto assistir à Final da Taça, levando consigo a mulher e as duas filhas. A história não é muito complicada ou original mas é apresentada na maneira muito engraçada e todas piadas são ditas no tempo justo, fazendo rir o público. Acho que o filme é uma boa criação cómica. Em geral não gosto dos filmes pretos e brancos mas gostei muito do filme O Leão da Estrela. Gostei da maneira engraçada de apresentar grande rivalidade entre clubes e entre pessoas que os admiram. Agora sei que futebol sempre causava grandes emoções.

    Marta Seremak

    OdpowiedzUsuń